• Seja bem-vindo

    .::Você também é louco por Jesus??? Venha se juntar com mais loucos Jesus Freaks!!! Você vai curtir mensagens, matérias, entrevistas, vídeos, podcasts, charges e muito mais, feito por Jesus Freaks para Jesus Freaks!

O desespero e a persistência

Posted by Unknown On 15:24 Comments

Você, cristão. Olha à sua volta, repara na atitude das pessoas (inclusive as suas), vê ao redor o que as pessoas tem escolhido para seguir. O que isto lhe causa?



  Eu nasci em 1987. Na época de meu nascimento, a Internet era embrionária, celular era um equipamento caríssimo que os poucos donos usavam simplesmente para conversar. O Brasil acabara de sair da Ditadura Militar e a Democracia engatinhava. Sexualidade era ainda considerada como "tabu", aqueles que tocavam no assunto eram ousados. A igreja era uma instituição respeitada, a sociedade ainda via o cristão como alguém honesto, confiável, diferenciado; mesmo que cada vez menos pessoas quisessem ser "religiosas". Alguém se revelar homossexual era um grande escândalo, poucos admitiam. A moral ainda era valorizada, embora os "moralistas" já fossem denunciados como retrógrados.
  27 anos se passaram (Deus, como estou ficando velho!). Nossas vidas giram em torno de redes onde compartilhamos nosso dia-a-dia, proferindo opiniões sobre os assuntos do momento (que vão de um reality show da moda ao futuro político do país). Temos em nossos bolsos aparelhos que a todo momento nos alertam sobre uma interação social ('fulano' curtiu sua foto, 'cicrano' te mandou uma piadinha no Whatsapp) e que exigem de nós interação imediata. O "grito das minorias" se tornaram tópicos tão relevantes que a simples citação define até mesmo a credibilidade de um governante. A TV ainda está presente manipulando nossas opiniões, mas a grande mídia agora é a Internet que promove a celebridade alguém que foi flagrado (ou se submeteu) cometendo alguma gafe ou algo impressionante, por mais amador que seja. O lema é "cada um deve cuidar da sua vida e buscar a própria felicidade e prazer". Não se engane, este é o lema de quase todas as igrejas também, graças a interpretações bíblicas parciais e a permissão de que certas filosofias fossem aceitas e incluídas nas pregações e canções ("louvor e adoração") para que a igreja se "modernizasse", persuadindo mais pessoas. Isto permite nos sentirmos "abençoados por Deus" em qualquer contexto, mesmo que não tenhamos qualquer intimidade com Ele, nos auto-enganando de maneira perpétua. Afinal de contas, tudo que Deus quer é "te fazer feliz".


  Graças às redes sociais, a exposição daquilo que pensamos chegou ao patamar máximo. E é aí que vem meu desespero. Eu cresci vendo o mundo de 1987 se tornar gradativamente no mundo de 2014. Não que eu esteja me iludindo que "no meu tempo tudo era melhor", como velhinhos gostam de apregoar, mas agonizo em desespero quando olho à minha volta e vejo como a mentalidade das pessoas está cada vez mais distorcida, que o acesso e democratização da informação, que é uma coisa ótima, trouxe consequências desastrosas, e principalmente que a igreja, tentando ser moderna, está afogada num "hedonismo cristão", na busca do "prazer de viver que Deus nos dá". O grandioso, que enche nossos olhos; a alegria, o êxtase, o bem-estar, são "coisas de Deus". Enquanto nos ludibriamos com o superficial, o viver para Deus original se tornou careta demais. A juventude quer ir em shows gospel superproduzidos em que letras repetitivas os emocionem e criem uma catarse que passou a ser chamada "presença de Deus", mas que não produz frutos genuínos de arrependimento. E porquê produziriam, se ser "evangélico" é buscar a "alegria de Deus" para minha vida?!. E se algo me faz "feliz", só pode ser de Deus! Ele "me aceita como sou", Ele me perdoa instantaneamente, me lava sempre que eu peço por isso como um filho birrento quando o "busco". Esta visão deturpada tem proliferado o esterótipo do "crente", do indivíduo que tem uma rotina religiosa mas cujas atitudes não se diferenciam de qualquer pessoa. E o nome de Jesus, um produto que vendemos como um consolo, uma razão de viver que não se diferencia de qualquer razão que alguém possa escolher, vai se tornando cada vez mais banal...
  Este desespero que tudo isso produz me desanima. Tem me desanimado há muito tempo mas chegou em um ponto crítico, a ponto de fazer me sentir mal dentro de uma igreja, de sentir uma ponta de falsidade em qualquer manifestação "evangélica".


  Mas Deus, que está muito acima de tudo isso, e que com seu grande amor por mim não me desampara afogado em minhas dúvidas, em meus tropeços ao olhar para o homem e não para Ele, esse Jesus verdadeiro que há muito nos alerta que "Dias virão em que desejareis ver um dos dias do Filho do homem, e não o vereis.
E dir-vos-ão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali. Não vades, nem os sigais;
Porque, como o relâmpago ilumina desde uma extremidade inferior do céu até à outra extremidade, assim será também o Filho do homem no seu dia.
Mas primeiro convém que ele padeça muito, e seja reprovado por esta geração.
E, como aconteceu nos dias de Noé, assim será também nos dias do Filho do homem.
Comiam, bebiam, casavam, e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio, e os consumiu a todos.
Como também da mesma maneira aconteceu nos dias de Ló: Comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam;
Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma choveu do céu fogo e enxofre, e os consumiu a todos.
Assim será no dia em que o Filho do homem se há de manifestar."  Lucas 17:22-30


   Já é tão comum para nós ouvirmos em pregações e textos sobre a mulher de Ló, que é relembrada nesta passagem. Muitos a vêem como uma tola, sem juízo que simplesmente cedeu a tentação de algo tão banal, ela só não devia olhar para trás. Mas subestimamos esta atitude dela. É perigoso olharmos a situação quando devemos focar-nos em prosseguir, seguir a voz de Deus e confiar nela. Estamos vivendo em dias obscuros, o Brasil não é "do Senhor", infelizmente; o mundo e todo o seu poder jaz no maligno, e as coisas devem piorar. Que sejamos, eu e você, a resistência a tudo isso. Que assim como Deus escolheu a Ló e sua família a fugir da destruição iminente, que possamos seguir sem olhar para trás e simplesmente confiar. E jamais se conformar com este mundo, mas entender que o mundo está em franca destruição e se aceitarmos a vontade de Deus, seremos a diferença, a luz na escuridão. E esta luz pode iluminar outros que quiserem abrir seus olhos!

Lembrai-vos da mulher de Ló. Lucas 17:32


*trechos bíblicos retirados de www.biblionline.com.br

Artigos sugeridos do Jesus Freak Brasil