• Seja bem-vindo

    .::Você também é louco por Jesus??? Venha se juntar com mais loucos Jesus Freaks!!! Você vai curtir mensagens, matérias, entrevistas, vídeos, podcasts, charges e muito mais, feito por Jesus Freaks para Jesus Freaks!

A Sorte de Barrabás

Posted by Daniel Junior On 15:23 Comments


Óbvio que a leitura que fazemos da escolha bizarra e bárbara da audiência judaica por Barrabás, dá uma certa raiva deste povo tão parecido conosco. Eles trocaram o Cristo, imaculado, por um ladrão e assassino. Asco integral. Mas não dá para deixar de pensar que este camarada teve - juntamente com os ladrões que foram crucificados com este mesmo Cristo renegado - a melhor chance concedida a um ser humano: a oportunidade de recomeçar.

E recomeçar significa muitas coisas, uma delas, sacrifício. A hermenêutica ocidental e coloquial que faço é que, o próprio Cristo, fez a maior das entregas para didaticamente, conceder nosso recomeço, nosso ressurgir. O que eu acho mais curioso no entanto, é que, se Cristo foi capaz de sacrificar-se, tomando a acusação sem culpa, nós não somos capazes de dar um novo passo em direção a redenção proporcionada por este sacrifício.

Somos a geração que identifica-se com a conquista, não com a renúncia e, paradoxalmente desejamos a mudança, sem que haja qualquer tipo de perda. Queremos uma outorgada coroação sem o brilho do sangue, da luta, das vestes maculadas pela batalha.

Barrabás teve a oportunidade de trocar sua morte pela vida no sacrifício improvável (para seus maiores anseios e desvarios) e foi sentenciado a liberdade quando sequer planejava viver. Será que mediante a abertura de portas maciças e quase intransponíveis e vendo atrás de si uma multidão ávida pelo sangue de um inocente, ele continuou sua trajetória insana, de um serial killer pré-medieval?

Nós temos a nosso favor a consciência do sacrifício, não fomos pegos de surpresa. Através da graça somos revelados aos novos planos possíveis em Deus. Não estamos atrás dos grilhões, inibidos de pensar na vida como uma possibilidade de prazer e ir além. Sabemos quem é Cristo, julgamos saber sua história.

Mas e o sacrifício? E a nossa cruz? E a vontade de Deus?

A história de Abraão conta um pouco do perfil de um homem que mediante uma promessa foi disposto a sacrificá-la para obedecer à Deus. E eis mais uma premissa da relação Criador-criatura: obediência. E é óbvio (como tudo que disse até aqui) que quem não é capaz de renunciar, muito menos é de obedecer.

Segue as ordens pseudos espirituais do coração. Somatiza orações, quando apenas ouve sua própria voz. Incapaz é de fazer um retrospecto - que seja razoável, lógico - de sua própria trajetória e entender, se alguns homens seriam capazes de rejeitar alguns desejos seus, quanto mais Deus.

Abraão só 'pensou' na fidelidade do Todo Poderoso. Abriu mão do que não sonhou (ser pai de uma grande nação), deslocou-se no tempo e no espaço (de pai para assassino e do próprio filho) e resolveu consolidar uma parceria bem sucedida com seu Deus. Na história fascinante deste camarada, não houve lugar para maiores reflexões e amarguras. Era sim ou não.

Ele optou em ouvir a voz de Deus. Por mais que esta voz lhe dissesse algo tão anti-gospel, tão anti-crente, tão anti-vida. Em lugar de tributo a sua devoção, sangue sacrificial para selar o convênio da promessa.

Barrabás não fez escolhas, escolheram-no. Abraão tomou sua própria decisão. Barrabás foi o autor de mortes que Deus não ordenou e ganhou a vida que sempre exorcizou. Abrãao o punhal voraz à obediência e o homem-renúncia de todos os planos que tornariam o sonho possível da terra prometida em possível sonho.

Mas Barrabás teve uma nova oportunidade. Ainda temos chance de sermos o que desejamos e irmos para lugares que Deus escolheu, não nosso próprio coração. Podemos ser o Barrabás e encararmos novas portas abertas, para um novo desafio: dizermos não para quem somos e sim para o dia perfeito, que vê em nós, novos homens e novos filhos.

Eu quero ter a sorte de Barrabás.


Siga este e outros textos através do meu twitter.

Artigos sugeridos do Jesus Freak Brasil