• Seja bem-vindo

    .::Você também é louco por Jesus??? Venha se juntar com mais loucos Jesus Freaks!!! Você vai curtir mensagens, matérias, entrevistas, vídeos, podcasts, charges e muito mais, feito por Jesus Freaks para Jesus Freaks!

Ana Paula Valadão e o Diante do Trono no Domingão do Faustão

Posted by Daniel Junior On 18:17 Comments



Eu tenho minhas restrições ideológicas (e algumas até musicais) com o chamado Ministério Diante do Trono, mas não há como negar que foi grupo da Igreja Batista da Lagoinha o responsável por sofisticar a canção cristã no Brasil, no que diz respeito às canções eclesiásticas.

A história da música gospel do Brasil é longa, mas em um resumo "torto" e "curto" a canção cristã era composta por corinhos que tinham refrões harmonicamente fracos e repletos de clichês. De certa forma, o objetivo era atingido pois o propósito da música na igreja não tem nenhuma relação com a música expressa em todos os seus estilos  fora das cercanias e do olhar dos cristãos.

Na década de 1990, com a compra de várias rádios por empresários evangélicos ou simples especuladores do mercado gospel, o movimento cresceu em qualidade e técnica. As composições não estavam mais reservadas aos guetos e os primeiros contatos com o universo paralelo, depois de muitas críticas e surras, adquiriu mais respeito. Crentes ou não, muita gente começou a admirar a música gospel, independente da sua escolha religiosa.

O papel do Diante do Trono nesta história toda, é que, com suas canções gigantes e arranjos sinfônicos, elevou o nível de simples canções, com arranjos elaborados, grupo de coreografia, vocais bastante trabalhados e apurados. Como principal representante da banda, a compositora e vocalista Ana Paula Valadão (foto), com todo o seu carisma e melancolia. Tornou-se referência no meio e ganhou milhares de fãs pelo Brasil inteiro.

O que se viu (e ouviu) de lá para cá, passado 20 anos da história recente da música cristã no país, é que uma enxurrada de grupos evangélicos começaram a desejar a seguir a mesma trilha de sucesso do Ministério DT. As comunidades evangélicas (febre dos anos 90) que tinham perdido um pouquinho da criatividade e novidade do final da década de 80, tiveram que renovar seu estoque de composições e foram à luta.
Sendo bem sincero, a música gospel hoje, principalmente em termos de "igreja" ainda é uma cópia de tudo que se faz nos países de muita tradição na música gospel. A onda Ron Kennoly, Michael W. Smith, Kirk Franklin, Marcos Witt veio e foi embora. Deu lugar ao Hillsongs, espécie de música pop jovem e de gente bonita, com muito violão e baladas. A música nacional cristã não tem identidade. É uma música sem cara e DNA.

Mesmo assim, reconheço que na história de "qualquer coisa" são os "starts" que dão início aos bons movimentos e surge, mesmo que timidamente, uma nova tendência da música cristã, oriunda do rock. Um rock que é menos panfletário mas não pouco eficiente e visceral.

De qualquer forma, veja aqui os vídeos na qual Ana Paula Valadão (que hoje mora nos EUA) e sua trupe apresentam-se no Domingão. Há 20 anos, isso seria impensável...

Parte I



Parte II




Só para corroborar com o que falei à respeito de "cópias", tanto o Diante do Trono quanto o Cara de Leão (conhecido aqui no Rio de Janeiro, como Projeto Vida Nova de Irajá) começaram suas discografias com faixas repletas de versões dos compositores gringos citados acima.

Artigos sugeridos do Jesus Freak Brasil