• Seja bem-vindo

    .::Você também é louco por Jesus??? Venha se juntar com mais loucos Jesus Freaks!!! Você vai curtir mensagens, matérias, entrevistas, vídeos, podcasts, charges e muito mais, feito por Jesus Freaks para Jesus Freaks!

Promessa de Deus - Paradoxo Espiritual

Posted by Daniel Junior On 14:47 Comments


Estava dando uma lida nos primeiro capítulos do livro de Josué e de certa forma, dá até para pegar um pouco do pânico que o colega mais próximo de Calebe teve, ao substituir, nada mais nada menos que Moisés.

O desafio era "apossar-se" da promessa, de um sonho, de centenas de anos, revelado ao pai Abrão e depois compartilhado por gerações. E depois de tantas reviravoltas, numa trama de desobediência e misericórdia, o povo hebreu estava às portas de Canaã.

Na verdade, alguns "pequenos" desafios estavam pelo caminho... Rio Jordão, Jericó, Gibeão, etc.

O texto se encontra, quase que totalmente, até a divisão das terras entre as tribos até o capítulo 12 de Josué.

A aproximação de Deus naquele momento decisivo, é uma grande prova de que existem certas cenas da vida da gente, que se o próprio Deus não estiver conosco, não será possível atravessar algumas fases.

A vida da gente é repleta de decisões. Todo dia dizemos sim e não para o que nos oferecem. E é nosso dever responder pelo nosso futuro, em algumas questões, mas em outras, só Deus pode nos dar algumas garantias. Esses temores são normais, são próprio da gente. Por isso, não acredito em certos discursos, cada dia mais naturais, no meio cristão, que impede certas sentimentalizações existentes no peito de quem vive. Se vive, está sujeito aos medos de quem escolheu justamente viver. Nestes instantes, Deus está disposto a dar uma palavra de encorajamento, de ânimo, porque a vida, definitivamente, não é fácil.

Deus fez uma promessa, mas foram quase 7 anos (segundo alguns livros), após o êxodo de 40 anos no deserto, para que houvesse uma consolidação de um plano. E nestes 7 anos, Deus foi o general estrategista de tantas batalhas. Houve um entusiasmo e disposição, pouco visto na história de Israel (sem reclamações, sem murmurações). Talvez por estarem tão perto de um lar.

A mensagem deste texto é: caso Deus tenha lhe prometido algo, fique certo de que na promessa, você está inserido como parte realizadora da promessa. Ou seja, ela só acontece, se você participar. Um paradoxo espiritual que demanda vivência com o próprio "prometedor". Você verá na leitura do texto, que em uma das batalhas, por ter querido mais do que lhe foi determinado (na luta contra o povo da terra de Ai), Israel saiu derrotado, "apenas" por conta de ter feito o que lhe pareceu apenas bem aos seus olhos.

Promessa não permite uma atitude comtemplativa delegando ao poder de Deus nossas ações.

Quando Deus prometer, aja. Porque Deus já agiu. Apenas lhe espera.

Artigos sugeridos do Jesus Freak Brasil