O texto de Daniel 1, conta a historia de quatro jovens que foram levados cativos para longe de sua terra. Esses jovens cresceram sendo ensinados a respeito da lei de Deus, viviam em um lugar onde podiam adorar, podiam colocar em pratica os mandamentos do Senhor, etc. De repente esses jovens se vêem numa situação onde tudo é diferente, não tem mais a comunidade, não tem mais os costumes e além de tudo são orientados sob outros costumes e leis além de terem seus nomes mudados.
O que aconteceu com esses garotos, acontece conosco, mas sob outro contexto, esses rapazes tiveram seus nomes alterados, e pensando no campo espiritual podemos perceber que a intenção do diabo é exatamente essa, roubar nossa identidade, mudar nossos princípios, nos afastar do local da adoração, afim de que sejamos presas fáceis.
Contudo esses rapazes nos dão um exemplo muito importante, o texto diz que “Eles, decidiram não se tornarem impuros”. Isso me faz entender que embora as circunstâncias da vida nos tirem do ambiente onde crescemos e aprendemos a servir ao Senhor, ou fatores externos queiram nos constranger a mudar nossos hábitos que consideramos parte de nossa santidade, ou qualquer outra situação que coloque em jogo nossa vida de adoração autêntica, ainda assim está em nossas mãos a decisão de não se contaminar, de ser fiel, de não inverter as prioridades e obedecer a palavra de Deus em todo tempo.
Podem até mudar o nosso nome, mas a identidade do adorador está no coração e neste só mexe quem permitimos.
E assim prossigo...